Better bibTex plug-in Rmarkdown

Olá pessoal, uso macintosh e quero usar o Rmarkdwon junto com um programa Zotero (é um program que faz base de dados de referência bibliográfica). Aprendi que Zotero é o melhor para usar com o Rmarkdown.
Agora vem minha dúvida. No Zotero eu preciso instalar um “Better BibTex plug-in”.

Na pagina do better bibTex plug-in (https://github.com/retorquere/zotero-better-bibtex/releases/tag/v5.2.29) encontro esses 3 arquivos para baixar:
Zotero-better-bibtex-5.2.29.xpi
Source code (zip)
Source code (tar.gz)
Baixei esses 3 para instalar e não consegui instalar porque o mac não lê o .xpi (um dos outros o mac descompacta e lê).
Teoricamente depois de instalar isso, no programa Zotero vai aparecer um ícone como o “better bibtex” para fazer a comunicação com o Rmarkdown.
Se alguém tiver uma dica do caminho a seguir a partir daqui agradeço. Giovani

Consegui instalar o plug in seguin isso: (https://retorque.re/zotero-better-bibtex/installation/):

1-In the main menu go to Tools > Add-ons
2-Select ‘Extensions’
3-Click on the gear in the top-right corner and choose ‘Install Add-on From File…’
4-Choose .xpi that you’ve just downloaded, click ‘Install’
5-Restart Zotero

Caro Giovani, tudo bem?

Eu nunca testei o Zotero pra dizer exatamente como funciona e nem se é o melhor para se utilizar junto com o RMarkdown. De qualquer maneira, da minha experiência com o assunto, eu uso o Mendeley em conjunto com o RMarkdown sem nenhum problema.

Na verdade, acredito que o caminho mais adequado, independentemente de gerenciador de bibliografias, é utilizar algum programa que transforme a sua base bibliográfica em um arquivo .bib. Dessa forma, o RMarkdown tende a ler as informações corretas quando você for dizer qual o seu conjunto de referências no YAML (cabeçalho do seu documento RMarkdown). Inclusive, quando estiver redigindo um RMarkdown é possível utilizar o pacote citeR, que te ajudará a buscar a referência que quer citar.

Talvez essas informações não sejam relevantes pra você, mas deixo aqui caso outras pessoas esbarrem no tema numa pesquisa futura.

Abçs!

Rubem.

1 curtida

Ruben, obrigado pelas dicas. Eu consegui gerar um arquivo .bib e depois fazer com que este seja lido no Rmarkdown. Tudo funcionaou bem até o momento. Vou tentar usar esse pacote citeR.
Giovani

Tentei instalar o citeR e não deu:

install.packages(“citeR”)
Warning in install.packages :
package ‘citeR’ is not available (for R version 4.0.0)

Acho que é só “Cite”, na verdade. Tente dessa forma e me avise se deu!

Rubem, vi só agora que não havia te respondido. Não lembro exatamente se funcionou o “Cite”. Eu tive muitos problemas no meu mac depois que instalei o Zotero e para resolver tive que formatar
tudo. Obrigado.

Giovani