Bookdown - 05 - hiperlinks

Criei um Rmd para cada tópico que eu quero que apareça no "Índice", funcionou muito bem.

Agora quero colocar hiperlinks nos textos, apontando para os diferentes tópicos que aparecem no “Indice”. Já tentei colocando {#id} após os títulos, colocando os títulos entre colchetes, e, nas referencias, usei @ref(label) tambem nao funcionou.
Outro problema que notei, quando acrescento um texto com topicos numerados, o bookdown os sombreia como se fossem parte de um chunk… Por que ele faz isso?

Oi Carlos, tudo bem?
Sobre o fórum: deve-se usar o Texto pré-formatado para marcar códigos, e facilitar a leitura dos mesmos. Textos comuns (como a explicação da dúvida) você deve escrever sem essa formatação.

Sobre as dúvidas: não consigo testar no computador agora mas vou sugerir o que eu tentaria.

Sobre criar hiperlinks das seções:

# Introduction {#intro}

This is Chapter \@ref(intro)

Tem instruções neste link:

Sobre as referencias: primeiro elas devem estar no seu arquivo .bib . Olhe o arquivo .bib e repare que cada uma deve ter uma chave, e essa chave é usada para marcar a referência. Essas chaves podem ser geradas pelo seu gerenciador de bibliografias também (eu uso o zotero). Por exemplo, a chave do pacote bookdown (gerada por aquele código no índex que gera referência de pacotes listados):
R-bookdown

Para referenciar usando essa chave, você deve adicionar @R-bookdown . Tem variações também de formas de referenciar, como [@R-bookdown]. O importante é usar o arroba @ e a chave da referência. Mas existe materiais que explicam isso, como este:

https://rmarkdown.rstudio.com/authoring_bibliographies_and_citations.html

Sobre a última dúvida: não ficou claro para mim o que você queria dizer. Pode adicionar uma imagem do que você disse é um problema, e o trecho de código que gerou ele?

1 curtida

Bom dia Beatriz, vou estudar o livro que você recomendou, antes de fazer mais perguntas.
Entrar no bookdown sem conhecer bem o R Markdown não parece ser adequado.
Muito obrigado,

O @carloslederman enviou por email:

Beatriz, essa forma de linkagem funciona quando se deseja fazer desvios para titulos de seçoes ou capitulos.

Vou te dar um exemplo:

O texto contem uma lista de termos tecnicos e alguns deles pedem que o leitor se dirija a um sinônimo.

O que eu preciso é que nessa solicitacao de ir ao sinonimo o leitor simplesmente clique no termo para ser transferido ao sinonimo.

Exemplo:

acurácia diagnóstica
vide acurácia (clicando aqui)

Nesse “vide acurácia” eu gostaria que o leitor tivesse a possibilidade de clicar

e ser transferido para a palavra “acurácia” sem ter que fazer uma nova busca no documento.

(cairia aqui) acurácia

  1. no contexto de um estudo, é a qualidade de uma medida (por exemplo, a
    estimativa média do efeito de um tratamento) que é correta ou que reflete
    a real efetividade do tratamento; não confundir com precisão: uma estimativa
    pode ser acurada, embora não precisa, se for baseada num método
    não tendencioso que mostre grandes variações aleatórias (severidade da
    doença, condições coexistentes). 2) no contexto de um teste diagnóstico,
    é a proporção na qual os resultados correspondem àqueles do teste de
    referência adotado (i.e. a soma do verdadeiros positivos com a soma dos
    verdadeiros negativos, dividida pelo tamanho da amostra estudada).