Bookdown - arquivo index.Rmd

ao se criar um projeto de Bookdown novo no RStudio (file/new project/new directory/Book
project using bookdown / directory name + subdirectory / create project) sao gerados 14
arquivos no diretorio especificado; um deles é o index.Rmd que é sempre executado quando
se aciona o knit
O index.Rmd vem com 35 linhas (a última em branco)
As linhas 1 a 11 possuem comandos com a definição do titulo do livro, autor, data e mais
alguns cuja real utilidade ainda nao descobri
Se eu apago as linhas 12 até o final e solicito o knit dá erro:
Could not find bibliography file: packages.bib
Error running filter D:/usuarios/amb02/Meus Documentos/RStudio/bin/pandoc/pandoc-
citeproc.exe:
Filter returned error status 1
Erro: pandoc document conversion failed with error 83
Execução interrompida
Isso significa que o restante do código nas linhas 12 a 34 é mandatório?

Oi Carlos…

Metadados

As primeiras linhas do arquivo readme, delimitados por --- , são códigos YAML e representam os metadados do arquivo. Essas linhas são extremamente importantes pois contém parâmetros que são utilizados quando o arquivo é knitado (transformado de .Rmd para .html).

Sobre o erro

Os arquivos .bib representam as referências que você utiliza, e isso é um parâmetro indicado nestes metadados.
O erro aconteceu porque no seus metadados é dito que você quer utilizar as referências que estão no arquivo packages.bib (linha 7), que são gerados pelo código abaixo (no projeto que criei está entre as linhas 29 e 24). Esse código gera a bibliografia a partir dos pacotes que estão carregados e listados como argumentos.

Como você apagou essas linhas, a mensagem diz que não encontrou este arquivo de referências.

```{r include=FALSE}
# automatically create a bib database for R packages
knitr::write_bib(c(
  .packages(), 'bookdown', 'knitr', 'rmarkdown'
), 'packages.bib')
```

Dica

Uma dica: quando quero visualizar o livro utilizo a função:
bookdown::render_book()

Dica 2

Quando você for postar códigos e mensagens de erro, é possível formatá-las selecionando o conteúdo e utilizando o botão de “Texto pré formatado”:

Abraços!

2 curtidas

Muito obrigado Beatriz!

1 curtida

Deu certo? De nada! :slight_smile:

Deu certo sim Beatriz, muito obrigado! Você teria alguma recomendação sobre link que detalhe o conteúdo dos 14 arquivos inicialmente criados pelo bookdown?
Muito obrigado novamente!

Oi Carlos! Que bom que deu certo.

Acho que esse link pode ajudar com o que você perguntou:

Também tem um capítulo todo sobre bookdown neste livro:

Abraços !

Muito obrigado Beatriz, com certeza irei lê-los!

Abcs!