Criar, trocar e baixar projetos no VSCode

Olá! Estou testando algumas funcionalidades do VS Code para R. Por enquanto tudo bem. Um pouco sofrível com RMarkdown/Quarto, mas acho que vai ficar melhor no futuro.

Minha dúvida é sobre o fluxo de desenvolvimento. No RStudio, acostumei com o seguinte fluxo

usethis::create_project() # ou usethis::create_package()
usethis::use_git()
usethis::use_github()

Se eu for trabalhar em um repositório que já existe, geralmente eu dou clone pelo terminal e depois abro o projeto no RStudio com Project > Open project…

Se eu estiver em um projeto e precisar mudar, basta clicar no canto superior direito e trocar de projeto. Se eu precisar abrir em novo RStudio, é possível.

Para mim não é uma grande dor deixar de usar a interface do RStudio para fazer commits e push. Mas é uma dor não conseguir mudar de projetos com facilidade, pois eu trabalho em pelo menos 3 ou 4 no mesmo dia.

Qual seria o fluxo recomendado para essas tarefas (criar, baixar do gh, trocar) de projetos no VSCode? Obrigado!

Julio,

Na minha opinião, o RMarkdown ainda é bastante precário no VS Code e eu pessoalmente volto pro RStudio quando preciso trabalhar com um .Rmd mais complexo. Eu sei que existem algumas extensões pra ajudar nisso, mas nunca tive paciência de estudar elas direito.

Sobre o seu problema dos projetos, minha recomendação é: esqueça tudo que você sabe sobre projetos :stuck_out_tongue: Brincadeiras à parte, no VS Code um projeto é só uma pasta (o termo correto é workspace). Você pode criar um projeto normalmente com usethis::create_package() e, como ele não vai abrir imediatamente na sua cara, você só precisa dar um CTRL + O para abrir a pasta na qual esse novo projeto foi criado.

A partir do momento que você tiver aberto um workspace, ele vai aparecer na sua lista de projetos recentes de forma muito parecida com o canto superior direito do RStudio. Para trocar entre seus workspaces recentes, basta dar um CTRL + R e começar a digitar o nome da pasta para filtrar a lista; na minha opinião isso é bem mais rápido do que o RStudio porque não requer nenhuma interação com o mouse.

2 curtidas

Obrigado!

Quando eu troco de workspace, o caminho no terminal também atualiza, certo? Para não precisar ficar dando setwd.

Se eu estiver trabalhando em 2 projetos ao mesmo tempo, o melhor seria abrir 2 vs codes ou criar uma aba no mesmo vs code?

Sim, atualiza. E eu costumo deixar dois VS Codes abertos mesmo! Basta usar CTRL + SHIFT + N pra abrir outra instância.