Dúvida importar excel no R editar e exportar

Boa tarde! Alguém poderia me ajudar?

Atualmente tenho algumas planilhas que semanalmente preciso “arruma-las” na mão, tirar as células mescladas, excluir colunas em branco e gostaria de aprender R. Juntando essas duas vontades de automatizar um processo chato e cansativo, e a vontade de aprender estou aqui.

Já explorei o básico que os cursos fornecem, mas agora gostaria de colocar a mão na massa e realmente automatizar algo.

Poderia me explicar se é possível e qual a melhor maneira?

Obrigada!

Olá @Rockbell, tudo bem?

O pacote {readxl} juntamente com o {cellranger} disponibilizam diversas funcionalidades para fazer a leitura de planilhas excel. O fluxo que sugiro fazer é:

  1. Ler a planilha no R e ver o que sai.
  2. Tentar melhorar a leitura usando os parâmetros do read_excel(), eventualmente usando o {cellranger} para isso.
  3. A partir dos dados lidos, montar uma função que arruma um arquivo. Essa função provavelmente utilizará bastante coisa do {dplyr} e eventualmente do {tidyr}.
  4. Aplique sua função de leitura no vetor de arquivos que quer ler. Aqui, a função purrr::map_dfr() pode ser sua amiga.

Espero ter ajudado! Qualquer coisa joga um exemplo reprodutível aqui que ajudamos.