Erro para decomposição de séries temporais

Olá a todos!!!

Estou desenvolvendo um estudo de séries temporais para a empresa que trabalho, mas em um determinado momento me deparei com um erro que não estou conseguindo resolver e por isso preciso da ajuda de vocês.

Vamos lá…
Tenho uma base histórica desde 1981 estou analisando mês a mês e para isso eu somei os valores de cada mês. Depois criei a série temporal exatamente assim:

dados_ts = ts(dados, start = c(1981), end = c(2020), frequency = 1)

os dados são distribuídos anualmente somando os resultados de cada mês
outubro de 1981
outubro de 1982
outubro de 1983 e assim até outubro de 2020

mas quando uso o
decompose(dados_ts)
o R me retorna o seguinte erro

time series has no or less than 2 periods

isso seria válido se em meus dados não houvesse um período completo, mas não é o caso

alguém consegue me ajudar?

Como exatamante você quer decompor a série? Como a série é anual, não há sazonalidade, então a decomposição clássica não faz muito sentido. Talvez você queira uma outra decomposição que separe tendência e ciclo, como por exemplo o Filtro Hodrick-Prescott (pacote mFilter tem uma função hpfilter) ou similar.

Boa tarde, tudo bem?

Consegue me dar um exemplo de como fazer?

1 curtida

Olá,

Ficaria mais fácil lhe ajuda com um banco de dados fake. Mas, me parece que você não tem uma série temporal. Você tem uma observação por mês desde 1981 a 2020? Você somou o quê? A série temporal precisa ter ciclos, tendência, sazonalidade e observações.

Se conseguir trazer um exemplo melhor da sua dúvida te ajudo.

Até+