Estudo inicial sobre série temporal

Bom dia.

Estou buscando entendimento sobre séries temporais e tenho as seguintes perguntas:

O foco nesse momento é sobre previsão de demanda.

1- Quais são os pacotes R mais utilizados/recomendados?
2- Onde posso encontrar material de estudo que não seja super técnico, algo mais intuitivo?
3- Há alguma base de dados pública de séries temporais que realmente seja interessante fazer um trabalho/estudo?
4- A série temporal obrigatóriamente é uma distribuição de Poisson?

Abraços.
Cássio Ghion

Oi Cassio! Sugiro esse livro Forecasting: Principles and Practice (3rd ed)

Series temporais podem ter várias distribuições diferentes, não apenas Poisson. Em previsão de demanda pode ser q seja mais comum pq volumes são contagens e poisson descreve bem a probabilidade de uma contagem.

1- Quais são os pacotes R mais utilizados/recomendados?

O pacote mais “clássico” é o “forecast”, mas tem a versão mais moderna que é o duo fable e feasts.

2- Onde posso encontrar material de estudo que não seja super técnico, algo mais intuitivo?

O Athos já deu uma ótima sugestão. Esse livro é dos mesmos autores dos pacotes forecast e fable.

3- Há alguma base de dados pública de séries temporais que realmente seja interessante fazer um trabalho/estudo?

Dados macroeconômicos são normalmente séres temporais, então minha sugestão é olhar nas bases do Banco Central, IPEA e IBGE:

4- A série temporal obrigatóriamente é uma distribuição de Poisson?

Não, pra ser Poisson teria que ser um dado de contagem discreto. Se sua série for uma contagem, a Poisson é a mais adequada. A maioria do que vejo é os modelos assumindo Normal.

Daniel e Athos, muitíssimo obrigado pelas respostas.

Mais duas perguntas.
1-Alguma fonte de base pública mais específica para previsão de demanda de produtos/mercadorias/venda?
2-Os modelos do pacote tidymodels são boa indicação ou os pacotes forecast e fable ainda são superiores?

Abraços e bom final de semana.
Cássio Ghion

Cássio,

Se você for no SIDRA do IBGE que eu indiquei acima, você consegue dados da PMC, que possui as vendas do comércio varejista, mas vai ser tudo em número-índice.

A ANFAVEA publica séries de vendas de veículos novos aqui: Estatísticas

A ANP publica séries de vendas de combustíveis aqui: Vendas de derivados de petróleo e biocombustíveis

Outras entidades também publicam dados, por exemplo a ABRAS publica um índice de vendas em supermercados, mas é um formato horroroso.

Na competição M5, foram usados dados de vendas do Walmart, os dados estão no kaggle: https:// www. kaggle .com /c/m5-forecasting-accuracy

Não sei dizer se dá pra usar modelos de séries temporais com o tidymodels, outra pessoa seria mais indicada para te dizer. O fable também segue a filosofia tidy e facilita muito a vida de fazer muita coisa, validação cruzada, bootstrap, múltiplas séries, etc.