Gráfico de barras - dificuldade com o formato das variáveis!

Oi, pessoal!! Ajudem uma inciante encrencada, please!

Estou trabalhando com dados coletados no google forms e preciso fazer gráficos de barras com algumas variáveis. No entanto, eu tenho variáveis categóricas que foram coletadas de duas formas diferentes, e que geraram diferentes formatos de resposta no banco. Agora preciso resolver esses dois casos. Vou explicar com um exemplo genérico.

Imagine que minha variável seja uso de mídias sociais (facebook, instagram e twitter) e eu queira apresentar o percentual de uso em um único gráfico de barras.

Caso 1: Se essa variável foi coletada com caixa de seleção, minha coluna de resposta conterá todas as combinações possíveis selecionadas pelos respondentes: só “facebook”, só “twitter”, só “instagram”, “facebook, twitter”, “facebook, instagram”, “instagram twitter” e “facebook, instagram, twitter”. --> eu consigo fazer um gráfico facilmente, mas cada combinação possíel é uma categoria diferente. Na verdade, o que eu quero é que quem respondeu mais de uma mídia seja contado uma vez em cada categoria marcada, para eu ter somente “facebook”, “twitter” e “instagram” plotados. Eu até consigo me virar pra separar as colunas no próprio excel ou com um ifelse da vida, mas aí e caio no caso 2…

Caso 2: Se cada mídia social foi coletada como uma variável dicotômica, eu consigo gerar um gráfico para cada, mas isso não é muito interessante. O que eu quero é que o mesmo gráfico mostre todas as mídias, e eu não encontrei uma forma de plotar mais de uma variável no mesmo gráfico. Só se eu combinar as variáveis. Aí eu volto no caso 1! hahahaha

Se alguém tiver alguma solução pra um desses casos, eu agradeço!!!

Olá. Também sou novo no mundo R, mas recentemente precisei mergulhar nos histogramas e resvalei em gráficos de barras.

Vale, sempre que der, colocar as linhas de código que está rodando. Assim, a comunidade consegue apresentar sugestões a partir dele.

Sobre o caso 2: se você tem uma variável, com duas respostas, p.ex.: cada observação é um indivíduo que tem uma variável denominada “SEXO”, então as respostas são: M[masculino] ou F[feminino], você consegue plotar as duas respostas em um mesmo gráfico, com cores distintas.

# Base
set.seed(1234)
df <- data.frame(
  sex=factor(rep(c("F", "M"), each=200)),
  weight=round(c(rnorm(200, mean=55, sd=5), rnorm(200, mean=65, sd=5)))
  )
head(df)

library(ggplot2)
ggplot(df, aes(x=weight, color=sex)) +
  geom_bar(fill="white")
# Mudando a posição do itens na visualização
ggplot(df, aes(x=weight, color=sex)) +
  geom_histogram(fill="white", alpha=0.5, position="identity")

Veja se ajuda.
Retirei essas indicações de http://www.sthda.com/english/wiki/ggplot2-histogram-plot-quick-start-guide-r-software-and-data-visualization

Abraços

1 curtida