HTML de R Markdown que se atualiza automaticamente

Bom dia!

Como aluno dos cursos da trilha de Ciência de Dados, estou experimentando um tanto com relatórios em R Markdown. Eu já fiz boas análises a partir de bases de dados baixadas no meu computador, mas quero subir um nível e conseguir utilizar dados constantemente atualizados, disponibilizados em CSV no github de um coletivo de pesquisadores. A base de dados é atualizada todo dia e eu consigo facilmente importar utilizando as funções do pacote readr.

No entanto, eu ainda não compreendi como eu posso fazer com que o relatório em html seja dinâmico nesse aspecto - que sempre que alguém abrir o relatório em seu browser ele buscará a versão mais recente da base de dados e que todo conteúdo gerado nos chunks como gráficos, tabelas, e códigos inline na narrativa (texto) sejam sempre os mais atualizados.

É uma questão quase filosófica, de base mesmo. Porque até onde eu compreendi, uma vez eu terminando meu Rmd no Rstudio e mandando compilar com o Knit, ele gera um arquivo html daquele momento exato em que eu compilei no meu Rstudio, e não algo que será atualizado no browser de quem for visualizar.

Eu não quero nesse momento fazer dashboards ou coisas como Shiny, apenas que um relatório html represente sempre os dados mais atualizados. Eu já procurei em muitos lugares, mas eu acho que não estou formatando minha dúvida da forma mais clara!

Muito obrigado!

1 curtida

Oi Augusto!

Você já utiliza Git e GitHub?

Se sim, acho que pode dar uma pesquisada em GitHub Actions.

Eu e o @jtrecenti apresentamos sobre esse tema no último evento SER UFF. Porém o video da apresentação ainda não está no ar.
Os slides da minha apresentação estão aqui:

A apresentação do Trecenti foi live coding, então eu não lembro de ter slides.

1 curtida

Obrigado pela resposta, Beatriz!

Isso está um pouco além do que pretendia fazer no momento, mas já deixarei no meu radar para o futuro próximo!

1 curtida

Entendi!
Então, quando for o futuro próximo, a ideia seria ter um script que importa os dados atualizados, e depois knita o rmd e deixa disponível online :slight_smile:

O exemplo que o Trecenti mostrou no evento era bem isso, atualizar uns dados, e a partir dos dados atualizar o readme.rmd do repositório