Imagem em R-Markdown

Olá pessoal, boa tarde!
Consigo inserir uma imagem no meu relatório em .rmd que esteja armazenada no meu computador? Os exemplos do livro da curso-r são para imagens hospedadas em sites.
Obrigada!

Boa tarde, Marcella!
Consegue sim, ao invés de usar o endereço web da imagem, basta inserir o endereço da imagem no seu computador:

knitr::include_graphics("../imagens/teste_imagem.jpg")

Nesse caso o lugar onde a minha imagem se encontra é a pasta “imagens” dentro do meu diretório do
projeto.

Porém, posso puxar a imagem de qualquer pasta do computador, como nesse caso, onde trago diretamente da minha pasta de imagens:

knitr::include_graphics("C:/Users/mayko/OneDrive - ufpr.br/Imagens/Imagem1.jpg")
1 curtida

Olá, muito obrigada pela ajuda!! Acho que agora está quase. A imagem apareceu logo abaixo do chunk. Porém, ao tentar gerar o relatório aparece o seguinte erro:

File ~/relatorios_customizados/1.png not found in resource path
Error: pandoc document conversion failed with error 99
Execution halted

A imagem está na mesma pasta do arquivo .Rmd.

Dei uma pesquisada mas não achei solução. Sabe o que está acontecendo?

Obrigada! :slight_smile:

1 curtida

Marcella, a mensagem de erro diz que a imagem não foi encontrada!

Você disse que a imagem está na mesma pasta que seu .Rmd, correto?
Tente então dessa forma:

knitr::include_graphics("1.png")

Uma outra forma útil de procurar o arquivo é, no RStudio, escrever aspas duplas ( “” ), colocar o mouse dentro dessas aspas, e clicar a tecla TAB do teclado. O RStudio ajudará a navegar nos arquivos do projeto :slight_smile:

Me conta se essa dica funcionou! Abraços

3 curtidas

Funcionou, Bea!!!
Obrigada! :))
Agora vou partir pro Netlify \o/

Que bom Marcella!
Eu percebi que eu sugeri a resolução mas não expliquei o motivo desse erro. Acho bom registrar :slight_smile:

Quando trabalhamos com projetos no R, o nosso diretório de trabalho é a raiz (pasta inicial) do projeto. É lá onde o R parte para buscar os arquivos quando informamos algum caminho relativo.

Entretanto :rofl:, quando estamos em um arquivo RMarkdown, a regra dos caminhos mudam para aquele arquivo. Quando apertamos knit, o diretório de trabalho que será usado para buscar os arquivos não será a raiz do projeto, e sim a pasta onde esse arquivo RMarkdown está!

E por isso o erro foi gerado… Faz sentido?

2 curtidas

Total sentido, Bea!

Obrigada pela ajuda!!! Já saiu uma melhoria grande no meu trabalho :call_me_hand:

1 curtida