Importação de dados

Boa noite!
Estou tentando importar a base de dados do imdb, como sempre faço para treinar, entretanto está me aparecendo um erro estranho, vou compartilhar o script e o erro:
library (tidyverse)
library(readr)
library(dplyr)
library (ggplot2)

imdb <- read_rds(“dados/imdb_rds.rds”)

ERRO:
n�o foi poss�vel abrir o arquivo comprimido ‘dados/imdb_rds.rds’, motivo prov�vel 'No such file or directory’Error in gzfile(file, “rb”) : não é possível abrir a conexão

Alguém poderia me dizer onde exatamente estou errando? Obrigada!

Oi Thainara! É um problema de caminhos. A mensagem de erro diz que não está encontrando esse arquivo no caminho informado.

Você pode tentar conferir o caminho dessa forma?
imdb <- read_rds(“”) # coloque o mouse entre as aspas. Aperte tab. o RStudio vai sugerir os arquivos que estão no seu diretório de trabalho. Se você estiver em um arquivo RMarkdown, o seu diretório de trabalho naquele arquivo pode ser diferente do diretório de trabalho do projeto. Caso você não encontre o arquivo aí, recomendo buscar na pasta superior. Exemplo:
imdb <- read_rds(“../”) # e apertar tab depois da barra

Outra forma também é abrir o arquivo que está online:

imdb <- readr::read_csv("https://raw.githubusercontent.com/curso-r/main-r4ds-1/master/dados/imdb.csv")

imdb <- imdb %>% mutate(lucro = receita - orcamento)

oi bea, deu certo importar a base de dados online!

Oi Thainara! Seria bom vc testar também importar o arquivo que está no seu projeto, para testar (pensando que no futuro você lidará com bases que nem sempre estão online). Deu certo o atalho com tab?

Deuuu, obrigada!!
utilizei a função getwd() para saber o diretório que eu tava, e fui usando tab a partir dali.

1 curtida

Que bom!
Se você estiver usando um projeto no RStudio, também pode usar a dica do tab sem necessidade do getwd().
Escreve as aspas “” (vazias mesmo), coloca o mouse entre as aspas, e aperta tab. Você conseguirá navegar no seu diretório de trabalho assim. Espero que a dica ajude :slight_smile: Abraços