Mapa por bairro ou por CEP

Boa tarde!

Eu gostaria de saber se é possível fazer um mapa para os bairros de São Paulo, sendo que a frequência seria o IDHM desses bairros (já posso essa base). Agradeço desde já!

Olá Rodrigo, tudo bem?

Você tem o shapefile dos bairros e a coluna com IDHM desses bairros, é isso?

Se sim, você pode seguir o tutorial dos “Mapas miojo” do link abaixo:

A única diferença é que, para ler o shapefile, você precisará usar a função sf::st_read() do pacote {sf}. Dependendo de como estiver seu shapefile, os parâmetros da função podem mudar.

Espero ter ajudado :slight_smile:

2 curtidas

Oi, Julio! O que eu tenho são duas colunas, uma com nome do bairro e outra com o IDHM desse bairro. Eu tentei usar este pacote do link que você me mandou (brazilmaps), porém ele deu um erro de que não está disponível para a versão do R 4.0.1. Estou tentando uma saída pelo geobr e geom_sf, mas ainda não alcancei o nível de bairro… Desde já agradeço o help!!

vc tem os shapefiles e etc pra eu tentar por aqui tbm? não manjo muito, mas posso ir tentando. coloca num gist o code!

1 curtida

Ó, to nesse estágio.

library(tidyverse)
library(geobr)
#> Loading required namespace: sf

dados <- geobr::read_neighborhood()
#> Using year 2010

dados %>%
    filter(str_detect(name_muni, "S.o Paulo$")) %>%
    ggplot() +
    geom_sf()

Created on 2020-07-15 by the reprex package (v0.3.0)

2 curtidas

Legal! Estou nesse nível também! (detalhe que já peguei a dica do str_detect para São Paulo sem acento e com acento rsrsrs)

Agora nessa base que tenho possuo o nome do bairro + IDHM. Não sei mexer aqui direito, vamos ver se vai hahaha

A base de IDH ainda estou tratando pra pegar os nomes corretos dos bairros. Pra isso não consegui ainda achar uma base no pacote geobr pra poder fazer um depara e depois fazer um join.

library(geobr)
library(ggplot2)
library(tidyverse)
library(rio)

data_municipio <- read_neighborhood()

data_municipio_sp <- data_municipio %>% 
  filter(str_detect(name_muni, "S.o Paulo$"))

data_municipio_sp %>% 
  ggplot() +
    geom_sf()


# base de idh por bairro de sao paulo
data_idh_bairro <- import("IDH_por_bairro_SP.xlsx")

data_idh_bairro %>% 
head(10)
1 curtida

Como não consegui fazer igual o teu post, segue o print da base de IDH rsrsrs

o desafio seria fazer um left_join(data_municipio_sp, data_idh_bairro)

1 curtida

Exato… porém eu deveria ter uma base com as coordenadas dos bairros, confere? Igual os reads que pegamos do geobr?

Você não precisa das coordenadas - elas vêm do {geobr}. O que você precisa fazer é padronizar os nomes que você tem na sua tabela de IDHM, com os nomes que aparecem no {geobr}. Dessa forma, você consegue fazer o join das duas e montar o gráfico de interesse. Usualmente chamamos isso de tabela “de-para”.

Isso precisa ser feito “na mão”, codificando via dplyr::case_when() ou montando uma planilha auxiliar do excel.

1 curtida

Entendi!! Acho que agora é mão na massa! Muito obrigado! Acredito que resolveu meu problema!

1 curtida