Mudar de Windows para Mac OS (Chip M1)

Olá pessoal. Estou pensando em migrar do Windows para o Mac OS (Mac Mini M1 16 gb ram). Tentei pesquisar, mas não encontrei nada muito satisfatório. Utilizando o Rstudio, posso ter problemas de compatibilidade de pacotes? Quem usa Mac com esta nova arquitetura ARM (M1) tem sentido ele mais rápido que os processadores comuns da Intel (I7 ou I5)?

Oi Rafael!
Eu uso M1 desde janeiro/2021, e gosto bastante.
Tive dificuldades inicialmente com pacotes específicos (ex. pacotes para trabalhar com mapas, como sf, que precisavam de uma biblioteca que estava com dificuldades de instalar). Mas isso já foi resolvido aparentemente, tenho usado sem problemas já faz uns meses!!

Sobre ser mais rápido, antes dele eu usava um I7 dell comprado em abril de 2019, e percebi que não tem travado com coisas que tratava com frequencia no computador “antigo”, além de rodar bem rápido as coisas. Porém não fiz nenhum teste para comparar tarefas específicas em R nos dois computadores.

Outras pessoas que sei que usam M1 e podem dar a opinião são o @clente e a @rmhirota !

Muito obrigado pela resposta @beatrizmilz . Pretendo fazer a troca mesmo apesar de um certo receio. Mas é bom saber que a versão para Mac M1 já está bem otimizada, ou ao menos rodando sem crashar.

Só para complementar a resposta da Bea, atualmente eu estou usando um computador exatamente igual ao que você pretende adquirir. Graças ao Rosetta 2, os problemas de compatibilidade são mínimos; a única dificuldade que eu tive foi em usar o TensorFlow, mas hoje em dia existe um plugin para Metal que resolve tudo. De resto, pega na mão do Brew e vai com fé :slight_smile: