Por que não um .rmd file customizado?

Pessoal, bom dia! Tudo bem?

Eu já tentei algumas vezes e sempre patinei nesse tema/desafio: você entrega uma solução bem legal e consistente para o cliente, principalmente do ponto de vista estatístico mas ao ver o seu relatório exportado usando knitr o cliente pergunta: “Nossa! Mas não dava para deixar esse relatório com um cara melhor não?!?”

Confesso que esses comentários sempre me incomodam e acho sim que tenho oportunidades de melhorar, inclusive formando a minha marca nesses reports, mas como e onde estudar isso?

CSS? HTML? Tenho medo de iniciar um caminho de estudo e perder muito tempo precioso para um resultado medíocre. Alguém com experiência e material legal para compartilhar?

Obrigado,

Salerno

Os capítulos 17 e 18 do livro do RMarkdown são uma boa referência para criar templates de documentos RMarkdown do zero.

Também existem diversos pacotes da comunidade que implementam temas mais bonitinhos que são mais fáceis de usar, veja por exemplo a seção ‘Community Formats’ aqui:

Em geral, acho que o mais fácil seria pegar um tema que já está pronto e parecido com o que você quer e depois tentaria modificar os aspectos que mais te interessam, sejam eles o tamanho da fonte, tipo da fonte, etc.

2 curtidas

Andresalerno, ficamos tanto tempo debruçados sobre nossos assuntos que os achamos natural e simples, mas muitas vezes o leitor de um relatório não acha isso, e a carga cognitva que lhe é exigida faz com que o rejeite, sem perceber, inconscientemente. Um bom recorte do objetivo pode ajudar muito, substituir 3 tópicos por 3 relatórios diferentes também. Temos que considerar que aquilo que nosso público está vendo pela primeira vez, já vimos 200.

2 curtidas

Oi Salerno! Concordo com o Dani, acho mais fácil procurar um tema que esteja disponível em um pacote e você goste, e adapte a partir de aí.

Usar HTML/CSS depende do output que você gera. Se gera um arquivo .html, ter uma idéia sobre HTML e CSS pode ajudar a customizar.

Sobre isso, recomendo dois links:

Eu uso o pagedown e gosto das possibilidades de personalização. Além disso, tem o prettydoc, o pagedreport e por ai vai…

1 curtida

Show Dani! Já é um começo e confesso que iniciar esse percurso fico com aquela sensação de não estar produzindo algo necessário, mas fazer o que se o cliente tem uma expectativa como essa?!? Bora atender e conhecer um pouco mais de código! rs

Obrigado,

Salerno

Super obrigado Beatriz pelos links. Vou iniciar as leituras para conhecer quais são as estruturas dos arquivos, prováveis ordens/heranças, como também o código necessário.

Obrigado,

Salerno

Verdade! Por isso que por vezes peço a opinião de pessoas externas ao meu job para determinados relatórios, e os feedbacks não tem sido positivos…rs…preciso melhorar ou migrar para o .pptx by Microsoft :wink:

Obrigado,

Salerno