Problemas com R com rotinas de Internet (ex: instalação de pacotes)

Olá Pessoal,

Estou tendo problemas com R para a instalação de pacotes, na verdade, com rotinas de Internet.
Por favor, vejam se conseguem dar um help.

Nota: Já ativei e desativei a flag to Rstudio de “Use secure download method for HTTP” nas opçoes globais de packages.

Estes erros apareceram depois de uma série de alterações que fiz em meu ambiente, o que torna a solução mais difícil :frowning:

Alterações feitas:

  • Upgrade para última versão do R (4.0.2)
  • Upgrade para última versão do Rstudio (1.3.959 e tb 1.2.542)
  • Instalei Anaconda (3.7)

Não sei exatamente em que momento da sequência acima o problema surgiu. Mas estas foram todas as alterações feitas recentes a partir do ponto onde tudo estava ok.

Agora quando inicio o Rstudio, tenho o seguinte erro:

*Error in tools::startDynamicHelp() : *

  • rotinas de internet não podem ser carregadas*

E quando tento instalar qualquer pacote, não consigo, com o seguinte erro:
Nota: Rtools está instalado tb

> install.packages(“lubridate”)
Warning in install.packages :

  • unable to access index for repository http://cran.rstudio.com/src/contrib:*
  • rotinas de internet não podem ser carregadas*
    WARNING: Rtools is required to build R packages but is not currently installed. Please download and install the appropriate version of Rtools before proceeding:

a mensagem de erro tem mais conteúdo e links que não consegui colar aqui devido as políticas de post (max 2 links)…

Oi Fabio,

Nunca vi esses erros. Você está usando uma rede com algum proxy ou algo assim que poderia bloquear o acesso à alguns sites?

Oi @dfalbel, não…não mudou nada no meu ambiente para acesso a Internet.

Desinstalei o Anaconda, e o R versão 4.0.2. Reinstalei na versão R 4.0.1 e voltou a funcionar as instalações de pacote.

1 curtida