Repositório compartilhado de pacotes

Olá.
Alguma dica/orientação de como configurar um repositório único de livrarias R dentro de uma VM Linux para todos os usuários? Temos Rstudio Server Pro, e para cada usuário/versão de R, se criar um repositório especifico de pacotes. Idealmente, gostaríamos de tentar definir um único por versão de R. Alguém tem alguma ideia de como poderíamos fazer isso?

Oi, Leandro

Cada versão do R puxa os pacotes de uma pasta do computador demonimada Library. Normalmente, cada user possui uma própria library para que não seja preciso direitos de administrador na hora de instalar pacotes.

Você pode fazer com que todo mundo utilize a mesma biblioteca configurando uma biblioteca comum, mas só administradores teriam permissão de instalar pacotes. Além disso, não é muito raro você precisar de versões diferentes de pacotes a depender do projeto. Atualmente, tenho 3 projetos que usam o bs4Dash 0.5 e 1 utulizando o bs4dash 2.0 e, para resolver esse problema, eu tenho uma biblioteca diferente por projeto, utilizando o pacote renv.

Como eu nunca mexi no RStudio Server, não sei te informar exatamente como configurar a biblioteca comum, mas acredito que seja passar o caminho da pasta desejada para algum parâmetro da conta.

Ademais, eu li o artigo abaixo e parece ser próximo ao que você deseja: