Erro: file name conversion problem

Pessoal, fiz a atualização mais recente do RStudio e, agora, toda vez que crio um novo projeto usando “usethis::create_project()” eu recebo o seguinte erro:

Error in file.exists(pythonPath) : **
** file name conversion problem – name too long?

O nome do projeto nunca é longo demais. O atual, por exemplo, tem três letras.

Não é um erro que me impede de fazer nada, eu trabalho normalmente no projeto. Mas queria saber se fiz alguma coisa errada ou se tem algum jeito de o erro não aparecer mais.

Obrigada e feliz 2023!

1 curtida

Eu já tive este problema e, no meu caso, o nome do caminho do projeto continha caracteres não ingleses, ou seja, caracteres fora do padrão UTF-8 (como acentuações e o “c” cedilha). Verifique este caso em seu computador e leia mais aqui.

Estendendo um pouco o assunto, no framework golem (e também na criação de pacotes em geral), o uso caracteres latinos são tratados como warnings quando executa-se devtools::check(). Assim, ao invés de escrever

fujão

o correto seria que o computador entendesse o ã como um caracter em Inglês. Ficaria assim:

fuj\u00E3o

Agora já não existem mais warnings. NOTA: isso dentro do pacote, não escreva isso no caminho do projeto.

Veja este site de unicodes para saber o código a ser digitado no lugar destes caracteres especiais quando precisar.

Ana,

Dei uma olhada em outros fóruns e uma pessoa conseguiu resolver o problema reinstalando o R. Veja se isso ajuda.

Olá, Giovani e Caio! Obrigada pelas respostas =)

Giovani, os nomes são todos sem acentos e decorações: os quatro projetos mais recentes que criei usando “usethis::create_project()” chamam atentados, teste, educacao_infantil_pandemia e pei…

Caio, desinstalei o R, baixei e instalei de novo, não resolveu. Fiz o mesmo com o RStudio, também não resolveu… Vou deixar pra próxima atualização, não parece ser um problema que esteja impedindo meu trabalho.

Mas obrigada mais uma vez pelas tentativas!

Ana,
Caso não tenha conseguido, entre no “Global Options”, procure por Python E desmarque “Automatically activate project-local Python environments”.
Ele fica ativado por padrão.

1 curtida