Gerar variável com data de hoje no nome dela (automaticamente)

Gente,

Digamos que eu tenha um código pra gerar análises em uma planilha atualizada diariamente. A planilha tem uma linha por município por dia, e as colunas são os dados daquele município naquele dia.

Uma dessas colunas é a média móvel de casos em cada dia (casos_mm). E a coluna ao lado é a média móvel de casos da data que representa 14 dias antes desse mesmo dia (casos_mm14dias).

Meu código já agrupa os municípios segundo a região em um dataframe. Mas ele continua com todas as datas.

Uma das coisas que quero fazer com essa planilha é gerar um segundo dataframe (ou já exportar um arquivo em csv) filtrando só a data de hoje e pegando só as colunas que eu quero, pra gerar um consolidado e divulgar pra toda a equipe.

Pra isso, eu preciso que, nessa segunda planilha, as duas colunas sejam renomeadas. O problema é que eu vou gerar um arquivo por dia. Então, por exemplo, hoje essas colunas têm que se chamar “media_casos_31-07” e “media_casos_18-07”, respectivamente.

Existe algum código pra que eu não precise ficar digitando a data manualmente? Que já escreva “data-de-hoje” e “data-de-14-dias-atrás”?

veja se isso atende! O Sys.Date() retorna o dia de hoje. o c(0, 14) é um vetor arbitrário que vc pode escolher as defasagens que quiser. E o format() serve pra trazer o formato de dia-mês.

datas <- Sys.Date() - c(0, 14)

paste0("media_casos_", format(datas, "%d-%m"))
#> [1] "media_casos_31-07" "media_casos_17-07" "media_casos_01-07"

Created on 2020-07-31 by the reprex package (v0.3.0)

Deu ULTRA certo! Muito obrigada, Athos!