Header do template Word no RMarkdown

Olá gente! Tudo bem?

Sou Amilcar, já fiz alguns cursos aqui na Curso R, e também alguns no curso de verão do IME com a Beatriz Mils (sou seu fã <3), e este semestre comecei a escrever meu tcc da graduação, e queria fazer isso pelo R.

Como quem já teve essa ideia sabe bem, fazer direto em pdf para mandar ao orientador pode ser um problema para ele corrigir. Pensando nisso, e também no template em word que eu já tinha, optei por ter o output em word, e de forma geral tenho conseguido o que quero.

Meu problema apareceu quando eu quis mudar a orientação da página :sob:. Quando meus arquivos estão todos em formato retrato, tudo funciona perfeitamente como esperado, entretanto, quando mudo para o formato paisagem, o texto e a imagem que indico no “heading” do template deixam de aparecer.

Tentei apenas mudar a orientação da página e renderizar, e este problema aparece. Depois fui dar uma olhada nos documentos resultantes, e me pareceu que eu deveria mudar os diversos “headings” diferentes. Fiz isso, mas mesmo assim não deu certo.

Alguém consegue me dar uma luz nesse tópico? Sei que RMarkdown com output em word não é um tópico muito discutido aqui, mas imagino que seja algo simples que não estou conseguindo encontrar.

Coloquei os exemplos reprodutíveis em um repositório no github:

  • No exemplo_funcional, basta renderizar o index.Rmd que vai ver como tudo funciona (mas todas as páginas estão na mesma orientação)
  • No exemplo_nao_funcional_mesmo_template mudei apenas o arquivo “03-uma_tabela.Rmd” para o formato paisagem, e o heading sumiu
  • No exemplo_nao_funcional_template_ajustado mudei além do arquivo “03-uma_tabela.Rmd”, o “template.docx”, inserindo páginas em formato paisagem e retrato, para gerar headings diferentes, e eu ajustar

Agradeço antecipadamente pelo apoio, e se precisarem de algo mais, estou à disposição.

Abraços,
Amilcar