Instalar pacotes no linux

Eu estou começando a usar o linux agora (ubuntu 20) e estou com algumas dificuldades com a instalação de pacotes que tem dependências.

Consegui instalar o tidyverse com um tutorial que mostra quais são as dependências do pacote que devem ser instaladas pelo terminal.

Agora estou tentando instalar gmailr e readtext, mas não sei onde encontrar as dependências para conseguir prosseguir. Onde seria possível encontrar essa informação?
Está em algum lugar dessa documentação: https://cran.r-project.org/web/packages/gmailr/index.html?

2 curtidas

Eu não conheço um jeito fácil de fazer isso…

Em geral você vai ver uma mensagem de erro parecida com:

* installing *source* package ‘curl’ ...
** package ‘curl’ successfully unpacked and MD5 sums checked
Package libcurl was not found in the pkg-config search path.
Perhaps you should add the directory containing `libcurl.pc'
to the PKG_CONFIG_PATH environment variable
No package 'libcurl' found
Package libcurl was not found in the pkg-config search path.
Perhaps you should add the directory containing `libcurl.pc'
to the PKG_CONFIG_PATH environment variable
No package 'libcurl' found
Using PKG_CFLAGS=
Using PKG_LIBS=-lcurl
------------------------- ANTICONF ERROR ---------------------------
Configuration failed because libcurl was not found. Try installing:
 * deb: libcurl4-openssl-dev (Debian, Ubuntu, etc)
 * rpm: libcurl-devel (Fedora, CentOS, RHEL)
 * csw: libcurl_dev (Solaris)
If libcurl is already installed, check that 'pkg-config' is in your
PATH and PKG_CONFIG_PATH contains a libcurl.pc file. If pkg-config
is unavailable you can set INCLUDE_DIR and LIB_DIR manually via:
R CMD INSTALL --configure-vars='INCLUDE_DIR=... LIB_DIR=...'

Veja que na mensagem de erro tem essa parte:

Configuration failed because libcurl was not found. Try installing:
 * deb: libcurl4-openssl-dev (Debian, Ubuntu, etc)
 * rpm: libcurl-devel (Fedora, CentOS, RHEL)
 * csw: libcurl_dev (Solaris)

Ela indica qual lib você precisa instalar dependendo do seu sistema operacional. No caso do ubuntu ( que é um sabor de Debian) , voocê pode rodar:

sudo apt-get install libcurl4-openssl-dev
4 curtidas

@eleuterio.larissa , bom dia!

A sugestão dada pelo @dfalbel é necessária quando aparece um erro destes tais como ele tão bem descreveu. Mas antes disso, seria interessante conferir uma coisinha mais simples…

Quando você vai instalar um pacote, você pede para o R já tentar incluir os pacotes depedentes?

Você consegue instalar o gmailr e o readtext com a linha de comando:
install.packages(c(‘gmailr’, ‘readtext’))…

Eu sugiro que você inclua a opção dependencies existente na linha de comando:
install.packages(c(‘gmailr’, ‘readtext’), dependencies = TRUE)

O próprio R sabe ler quais são as dependências e já as tentará instalar junto com os pacotes.

E aí se você tiver um erro tal como descrito pelo @dfalbel, você instala manualmente dependências no sistema operacional.

Espero que ajude!

4 curtidas

Eu sei que já faz algum tempo desde a data do primeiro post, mas acho que isso pode ajudar. No meu caso estava tentando instalar o pacote curl (do R) em um CentOS7, e estava retornando a mensagem que o @dfalbel citou. Como o curl (do Linux) já estava instalado, portanto o R não estava conseguindo localizar o arquivo libcurl.pc, sendo necessário indicar “na mão” qual o caminho que o R deveria procurar.
Primeiro fiz o comando locate curl no terminal do Linux mesmo. Ai retornou uma série de pastas e uma por uma, li onde estava a pasta “pkgconfig”.
Em seguida defini uma variável ambiente com export PKG_CONFIG_PATH=caminho da pasta pkgconfig.
Verifiquei se a variável estava corretamente configurada pelo comando ‘echo $PKG_CONFIG_PATH’
Por fim instalei o pacote curl (do R) pelo terminal mesmo com o comando R CMD INSTALL --configure-vars = 'LIB_DIR=caminho da pasta pkgconfig' curl_4.3.tar.gz
Eu acho que nem precisava definir o LIB_DIR nesse último comando. Mas deu certo, espero que resolva ou ajude no seu caso.