RaspBerry Pi e R

Olá, Comunidade

Alguém aqui já instalou o interpretador R no Raspberry OS?
Conseguiu executar scripts sem erros?

As postagens mais recentes que vi sobre como instalar o R no Raspberry foram essas:
Blogging with R on Raspberry Pi
Raspberry Pi E-Paper Dashboard with R

Alguém teria um sugestão de tutorial ou vídeo que ajude a fazer essa instalação?

1 curtida

Tranquilo pq ele é uma arquitetura baseada em Debian.

Consegui instalar tudo com sudo apt install. Das coisas que testei rodou tudo (se atente para instalar as dependências necessárias de cada pacote com sudo apt install).

Na época eu rodei no Raspbian mesmo. Mas hoje Ubuntu dá suporte nativo para o Raspberry com uma imagem dedicada.

Minha sugestão: instala o Ubuntu e seja feliz, pq tudo é mais fácil.

3 curtidas

Obrigado @storopoli

Não sabia sobre esse lançamento do Ubuntu.

Achei esse link muito interessante também:

Instalando R 4.0.3 no Raspberry Pi 4 com Ubuntu 20.10

1 curtida

Não sei se precisa instalar R from source como esse post ai menciona. Eu iria para um binário via apt-get se desse certo. Se não desse certo procuraria um ppa que tenha um binário para Ubuntu com arquitetura ARM de R. Só como última opção compilaria do fonte como o post explica.

1 curtida

Eu sai procurando esses posts, pois tive pouco contato com o Linux. Cheguei a ter um pouco de contato quando estava usando Docker para instalar o RStudio numa VPS na Digital Ocean.
Então, pelo que pontuou, talvez seja possível instalar o R e alguns pacotes sem maiores transtornos com dependências no Raspberry Pi 4

R for the Raspberry Pi
https://r4pi.org/