Tratamento e Ajuste de Série Temporal

Olá, Pessoal

Comecei os estudos sobre Série Temporal. Realmente, é um mundo a parte.
Estou com um problema envolvendo tratamento e ajuste de dados. Pelo que andei pesquisando, não é algo muito abordado nos artigos. A maioria dos artigos trata sobre ajuste de Séries Temporais para fazer previsão. O meu caso talvez seja mais simples (ou mais complexo. kkk)

Vejamos.

Eu preciso fazer uma correção de nível (foi esse o nome mais comum que achei na internet sobre o problema). Minha Série Temporal tem o comportamento descendente. Contudo, há fenômenos que alteram o nível da Série Temporal. Na imagem abaixo, fica bem visível.

A seta amarela representa a mudança de nível da Série Temporal. Se a mudança de nível não existisse, o comportamento da Série seria decrescente (num comportamento parecido com os segmentos de reta vermelhos).
Por isso, eu estou em busca de alguma abordagem ou técnica para fazer essa correção de nível (ou eliminar essa alteração de nível) para saber (ou ter uma estimativa) do valor final da Série Temporal (o último registro).

Dados da Série Temporal (sem tratamento prévio, só com data e valor): CSV - LINK

Eu estou lendo o Forecasting: Principles and Practice (3rd ed) , mas o capítulo sobre Tratamento e Ajuste de Série Temporal que já li é bem simples e não aborda o meu problema.
Também achei um artigo muito interessante falando sobre Change Point Detection Comparison of change point detection methods , mas, além de detectar, eu gostaria sobretudo de fazer a correção da Série Temporal para encontrar ou estimar o último ponto.
Achei um problema similar no StackexChange r - Adjusting time-series before a sudden increase(the reason & time of the increase are known) - Cross Validated , mas não foi apresentada uma solução ou pacote R.
E comecei a estudar os pacotes do tidyverts, porém não encontrei uma solução ainda.

Ou seja, minha dúvida:

  • É possível fazer a correção de nível de Série Temporal (para corrigir o caso acima e outros similares)?
  • Se sim, há um pacote ou função R que faça isso, na qual eu possa estabelecer que a correção deve ser feita para manter a Série Temporal decrescente? E, então, ao fim obter (mesmo que por estimativa, previsão…) o último valor da Série Temporal?

Estou me socorrendo da comunidade, pois já estou nesse problema há uns dois dias e ainda não encontrei um solução. E neste comunidade tem o mago das Séries Temporais, o @dfalbel :joy: :joy: :joy:

Informações complementares sobre a pesquisa que fiz: